sexta-feira, 24 de setembro de 2021

COMO AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL?

 No que se refere às crianças, a avaliação deve permitir que elas acompanhem suas conquistas, suas dificuldades e suas possibilidades ao longo de seu processo de aprendizagem. Para que isso ocorra, o professor deve compartilhar com elas aquelas observações que sinalizam seus avanços e suas possibilidades de superação das dificuldades.

BRASIL. Ministério da Educação. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasilia, 1998. p. 60. v. 1.

A avaliação na educação infantil deve acontecer de forma sistemática e contínua, ao longo de todo o processo de ensino e aprendizagem, tendo como objetivo a melhoria da ação educativa. 

Segundo Hoffman (2000, p. 19), alguns aspectos importantes da avaliação na educação infantil devem ser considerados como:

* Uma proposta pedagógica que leve em conta a diversidade de interesses e possibilidades de exploração do mundo pela criança, respeitando sua própria identidade sociocultural e proporcionando-lhe um ambiente interativo, rico em materiais e situações a serem experienciadas.


* Um professor curioso e investigador do mundo da criança, agindo como mediador de suas conquistas, no sentido de apoiá-la, acompanhá-la e favorecer novos desafios. 


* Um processo avaliativo permanente de observação, registro e reflexão acerca da ação e do pensamento das crianças, de suas diferenças culturais e de desenvolvimento, que é a base do repensar do educador sobre o seu fazer pedagógico.


O professor pode utilizar diferentes estratégias na prática da avaliação na educação infantil. As situações de avaliação, nessa fase de escolarização, podem ser realizadas a partir de atividades contextualizadas, que possibilitem ao professor observar a evolução das crianças. Essas situações podem ocorrer nos momentos em que as crianças falam, escrevem, opinam ou argumentam, realizam trabalhos manuais etc...

A organização dos trabalhos feitos pelas crianças em arquivos individuais também é uma estratégia de avaliação. Por meio desses arquivos, é possível fazer um acompanhamento periódico da aprendizagem e observar o desenvolvimento de cada criança.

A postura avaliativa do professor deve partir do princípio de que todas as fases da vida da criança representam uma etapa altamente significativa e importante para suas próximas conquistas. Daí a importância de o educador repensar suas estratégias de avaliação, sempre que necessário, a fim de buscar outras que se mantenham voltadas para o processo evolutivo das crianças e que contemplem uma formação global, contínua e integrada. 


MODELO DE AVALIAÇÃO:





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