domingo, 10 de outubro de 2021

CANTIGAS INFANTIS

Sabemos que um bom professor de educação infantil, deve ter canções na ponta da língua não é mesmo?
Nessa postagem irei disponibilizar algumas cantigas infantis, as vezes na sala de aula não conseguimos nos lembrar das músicas para cantar.
Então sugiro que você copie as que você conhece e imprima, as que não souber, aprenda,  sempre que se esquecer olhe e cante. 

HORA DA CHEGADA
BOM DIA COLEGUINHA

Bom dia (boa tarde) Coleguinha como vai?
(Criança diz: - Eu vou bem)
Bom dia coleguinha como vai?
(Criança diz: - Eu vou bem)
Faremos o possível, para sermos bons amigos
Bom dia coleguinha como vai?
(Criança diz: - Eu vou bem)

VAMOS DAR BOM DIA?

-Oh, (nome da criança),
 -Oh, (nome da criança) 
Onde está?
-Aqui estou.
-Vamos dar bom dia (boa tarde)
- Vamos dar bom dia (boa tarde)
-Como vai? -Eu vou bem.

(Ritmo Frére Jaques) 

BOM DIA (BITA E OS ANIMAIS)

Bom dia, o sol já nasceu lá na fazendinha,
Acorda o bezerro e a vaquinha,
E já cocoricou dona galinha,
Levanta, que o cavalinho já pulou da cama
E o pintinho tirou seu pijama
E o porquinho já caiu na lama
Lá na fazendinha é manhã
Deixa de manha e vem pra cá
Que o sol raiou e agora é hora de brincar
Bom dia!!!

BOM DIA HOJE EU ESTOU TÃO FELIZ

Bom dia, bom dia, bom dia, (boa tarde)
Hoje eu estou tão feliz
Bom dia, bom dia, bom dia
Meu coração é quem diz (É quem diz)
Vamos sorrir e cantar
A natureza é tão bela
Que nos ensina a amar

HORA DA HIGIENE



SAI ÁGUA DA TORNEIRA
 (RITMO CIRANDA CIRANDINHA)

Sai  água da torneira
Faz espuma e sabão
Pra comer a comidinha, 
Vou lavar as minhas mãos

O SAPO NÃO LAVA O PÉ

O sapo não lava o pé 
Não lava porque não quer,
Ele mora lá na lagoa não lava o pé
Porque não quer, mas que chulé

LAVAR AS MÃOS (ARNALDO ANTUNES)

Uma, lava outra, lava uma (mão)
Lava outra, lava uma (mão)
Depois de brincar no chão de areia a tarde inteira,
Antes de comer, beber, lamber, pegar na mamadeira
Uma, lava outra, lava uma (mão)
Lava outra, lava uma (mão)
A sujeira vai embora, junto com a sujeira
Germes, bactérias, mando embora embaixo da torneira
Uma, lava outra, lava uma (mão)
Lava outra, lava uma (mão)
Na segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira 
Na beira da pia, tanque, bica, bacia, banheira
Uma, lava outra, lava uma (mão)
Lava outra, lava uma (mão)

HORA DA ALIMENTAÇÃO



MEU LANCHINHO

Meu lanchinho, meu lanchinho,
Vou comer, vou comer
Pra ficar fortinho,
Pra ficar fortinho,
E crescer, e crescer
Quem não come, quem não come
Passa mal, passa mal,
Fica bem fraquinho
Fica bem fraquinho
E vai pro hospital
E vai pro hospital

COMER COMER

Comer, comer, comer, comer
É o melhor para poder crescer
Comer, comer, comer, comer
É o melhor para poder crescer

COME COME COME

Come, come, come pra mamãe ficar feliz
Come, come, come, come tudo e pede bis
Na hora do café, do almoço ou do jantar
Primeiro as minhas mãos eu vou lavar

(Patati e Patatá)

É HORA DE PAPAR (Lanchar)

É hora de papar, e hora de alegria 
É só acompanhar o que diz a melodia
É hora de papar, e hora de alegria 
É só acompanhar o que diz a melodia
Vamos bater palmas (pá, pá, pá)
Vamos bater pé (pé, pé, pé)
Vamos fazer Nham (nham, nham, nham)

(Eliana)

HORA DA HISTÓRIA


SAPATINHO DE VELUDO (RITMO: TEREZINHA DE JESUS)

Sapatinho de veludo, nessa sala vai entrar
Ficaremos bem quietinhos, pra história escutar.


EU VOU TE CONTAR UMA HISTÓRIA
 (PALAVRA CANTADA)

Eu vou te contar uma história, agora, atenção!
Que começa aqui no meio da palma da tua mão
Bem no meio tem uma linha ligada ao coração
Quem sabia dessa história antes mesmo da canção?
Dá tua mão, dá tua mão, dá tua mão, dá tua mão.

ZIP ZAP

Zip, zap, zip, zap, minha boca vou fechar
Zip, zap, zip, zap, a história escutar.


CANÇÕES DIVERSAS

CABEÇA, OMBRO, JOELHO E PÉ

Cabeça, ombro, joelho e pé, joelho e pé
Cabeça, ombro, joelho e pé, joelho e pé
Olhos, ouvidos boca e nariz, cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Cabeça, ombro, joelho e pé,
Joelho e pé.

CIRANDA, CIRANDINHA

Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar
Vamos dar a meia volta, volta e meia vamos dar
O anel que tu me destes, era vidro e se quebrou
O amor que tu me tinhas era pouco e se acabou
Senhora dona Chica entre dentro dessa roda
Diga um verso bem bonito, diga adeus e vá-se embora.

ERA UMA CASINHA BEM FECHADA

Era uma casinha bem fechada
Era uma casinha bem fechada
Abre a janelinha, deixa o sol entrar
Abre a janelinha, deixa o sol entrar
Perto da casa tem uma árvore
Perto da casa tem uma árvore
E os passarinhos pousam nela assim
E os passarinhos pousam nela assim
Perto da árvore tem uma ponte
Perto da árvore tem uma ponte
E por baixo dela corre um rio assim
E por baixo dela corre um rio assim
Está trovejando escurecendo
Está trovejando escurecendo
Fecha a janelinha que já vai chover
Fecha a janelinha que já vai chover

POMBINHA BRANCA

Pombinha branca, o que está fazendo
Lavando roupa, pro casamento
Vou me lavar, vou me trocar
Vou na janela, pra namorar
Passou um moço, de terno branco
Chapéu de lado, meu namorado
Mandei entrar, mandei sentar
Cuspiu no chão? 
Limpa aí seu porcalhão, tenha mais educação
Limpa aí seu porcalhão, tenha mais educação

MEU PINTINHO AMARELINHO

Meu pintinho amarelinho, 
Cabe aqui na minha mão, na minha mão
Quando quer comer bichinhos
Com seus pezinhos ele cisca o chão
Meu pintinho amarelinho, 
Cabe aqui na minha mão, na minha mão
Quando quer comer bichinhos
Com seus pezinhos ele cisca o chão
Ele bate as asas, ele faz - Piu, Piu.
Mas tem muito medo é do gavião
Ele bate as asas, ele faz - Piu, Piu.
Mas tem muito medo é do gavião

BORBOLETINHA 

Borboletinha, está na cozinha
Fazendo chocolate, para a madrinha
Poti-Poti, perna de pau
Olho de vidro e nariz de pica-pau, pau, pau.

OS TRÊS PORQUINHOS

Os três porquinhos, muito bonitinhos
Fizeram as casinhas e o lobo apareceu
A primeira casinha que era de palha
O lobo soprou, soprou
E a casinha derrubou
A segunda casinha que era de madeira
O lobo soprou, soprou
E a casinha derrubou
A terceira casinha que era de tijolos
O lobo soprou, soprou, soprou
E a casinha em pé ficou.




SE VOCÊ GOSTOU, ACESSE A MINHA PLAYLIST NO YOUTUBE
TEM VÁRIAS CANÇÕES CLIQUE AQUI







Nenhum comentário:

PLANO DE AULA

  ROTINA: História do dia:     RETOMADA DE CONTEÚDOS: Leitura do alfabeto, números, encontrar o crachá, chamadinha, escrita do nome na...