quinta-feira, 10 de julho de 2025

PRODUZINDO REESCRITA



Neste post, você encontrará duas folhas com linhas prontas para impressão, destinadas à produção de reescrita textual pelos alunos. A proposta é oferecer imagens dos textos originais (parlenda e história) e espaços organizados para que os alunos possam recontar com suas palavras, desenvolvendo fluência na escrita, memória textual e criatividade.


🐱 Sobre a Parlenda: “Hoje é domingo pede gatinho”

Texto original da parlenda:

Hoje é domingo
Pede gatinho
Gatinho é manhoso
Dorme gostoso
O sono é potente
Pega a gente
A gente é fraco
Dorme com o gato

🎯 Objetivo: Desenvolver ritmo, percepção de rimas, fluência e reescrita de forma coletiva ou individual. A reescrita pode ser com palavras trocadas ou com a estrutura repetida com novos personagens (ex: "Hoje é segunda, pede cachorrinho...").


🦔 Resumo da história: “Pedro Vira Porco-Espinho”

(Autora: Janaina Tokitaka)

Pedro é um menino que se transforma em porco-espinho quando sente raiva. Isso começa a acontecer cada vez que algo o incomoda, e ele espeta quem estiver por perto. Com o tempo, Pedro aprende a entender seus sentimentos e encontra maneiras de se acalmar. A história é uma metáfora encantadora sobre o controle das emoções e o respeito aos sentimentos dos outros.

🎯 Objetivo: Estimular a empatia, o reconhecimento das emoções e a reescrita com base na escuta atenta da história.




Nenhum comentário:

Novo Modelo de Cartões “Seu Mestre Mandou” para Brincar com as Crianças!

                     Se você ama trabalhar com brincadeiras que envolvem movimento, atenção, criatividade e muita risada, vai adorar esse no...