Projeto Primavera:
1° Dia: Realizar a leitura do poema "A Flor da primavera".
A flor da primavera - Amanda Telekids
Poema
Era uma vez uma
sementinha
Tão pequenininha
Deitou se sobre a
terra
Tão quentinha ela era
Então veio a chuva
Depois veio o sol
Dormia a sementinha
Toda manhosinha
Então veio a
primavera
Tão formosa era
A mais bela estação
A sementinha nem
semente mais era
Tornou-se uma pequena
arvorezinha
Então veio o calor
Logo a chuva
Da arvorezinha um
broto nascia
Oh que alegria trazia
Então veio a chuva
Depois veio o sol
Quão belas eram
As flores da
primavera
Da sementinha,
arvorezinha
Da arvorezinha, um
brotinho
Do brotinho uma bela
florzinha
Sementinha não mais
era
Mas a bela flor da
primavera!
2° Dia: O Girassol.
Desenvolvimento: Comprar sementes de girassol em agropecuária, casa de produtos naturais ou supermercado.
1- Ler o texto abaixo:
O girassol.
Você sabia que o girassol acompanha a luz do sol?
Quando o girassol está crescendo ele acompanha os movimentos que o sol faz durante o dia, quando ele fica adulto olha apenas para o leste!
A semente do girassol é alimento para alguns animais como pássaros e roedores.
Os humanos também consomem a semente do girassol, tanto como óleo, quanto in natura, ela fornece muitos nutrientes bons para o coração.
Para que a semente brote leva de 10 a 15 dias.
Vamos plantar nosso girassol?
2- Preparar a terra em um copo descartável e plantar juntamente com as crianças a semente do girassol. OBS: Molhar todos os dias!!!!
3° Dia: A importância das árvores.
2- Sair pela escola procurando folhas de árvore.
3- Retornar à sala de aula e colar as folhas na copa da árvore.
4° Dia: Sons, cores, flores.
1- Procurar um local rico em recursos naturais, como flores, pássaros e plantas em geral.
2- Pedir para as crianças fecharem os olhos e identificarem os sons que elas conseguem ouvir, aguardar até que ouçam sons de pássaros, vento e chuva (se houver).
3- Apreciar as cores da natureza, pedir para os educandos falarem as cores que puderam observar.
4- Retornar à sala de aula e colorir a imagem abaixo de acordo com as cores observadas na natureza.
5° Dia: Chuva e sol.
1- Explicar aos alunos que na estação da primavera é muito comum dias de chuva e sol, com isso ocorre o fenômeno "Arco-íris".
2- Arco-íris dentro da sala: Vamos fazer uma experiência utilizar uma mangueira e esguichar água contra o sol.
Caso não tenha sol utilize um cd (fica mais bonito com dvd)
Explicação:
Apagar as luzes da sala, com auxílio de um cd ou dvd, utilizar a lanterna do celular, aponta-la no teto criando um gigante arco-íris.
3- Pedir para as crianças observarem as cores que apareceram.
4- Pedir para que os alunos retirem do estojo as cores do arco-íris, ir pedindo para que eles levantem a cor solicitada.
5- Pintar o arco-íris na folha sulfite.
6- Levar o girassol para casa e continuar cuidando, pedir registros por meio de fotos.
2 comentários:
Parabéns, muito legal.
Parabéns gostei muito senti bastante claresa nos poemas e nos desenvolvimento
Postar um comentário