sábado, 11 de setembro de 2021

Uma semana de Projeto Primavera

 Projeto Primavera:

1° Dia: Realizar a leitura do poema "A Flor da primavera".


A flor da primavera - Amanda Telekids

Poema

Era uma vez uma sementinha

Tão pequenininha

Deitou se sobre a terra

Tão quentinha ela era

Então veio a chuva

Depois veio o sol

Dormia a sementinha

Toda manhosinha

Então veio a primavera

Tão formosa era

A mais bela estação

A sementinha nem semente mais era

Tornou-se uma pequena arvorezinha

Então veio o calor

Logo a chuva

Da arvorezinha um broto nascia

Oh que alegria trazia

Então veio a chuva

Depois veio o sol

Quão belas eram

As flores da primavera

Da sementinha, arvorezinha

Da arvorezinha, um brotinho

Do brotinho uma bela florzinha

Sementinha não mais era

Mas a bela flor da primavera!

 

Desenvolvimento:

 Após a leitura do poema, perguntar aos alunos se algum deles conhece um jardim.

 1 - Questionar quais são os elementos do jardim.  

2- Observar um jardim.

3- Pedir aos alunos para que façam um desenho daquilo que mais gostou no jardim.


2° Dia: O Girassol.


Desenvolvimento: Comprar sementes de girassol em agropecuária, casa de produtos naturais ou supermercado.

1- Ler o texto abaixo:

O girassol.

Você sabia que o girassol acompanha a luz do sol?

Quando o girassol está crescendo ele acompanha os movimentos que o sol faz durante o dia, quando ele fica adulto olha apenas para o leste! 

A semente do girassol é alimento para alguns animais como pássaros e roedores.

Os humanos também consomem a semente do girassol, tanto como óleo, quanto in natura, ela fornece muitos nutrientes bons para o coração.  

Para que a semente brote leva de 10 a 15 dias.

Vamos plantar nosso girassol?

2- Preparar a terra em um copo descartável e plantar juntamente com as crianças a semente do girassol. OBS: Molhar todos os dias!!!!


3° Dia: A importância das árvores.


1- Falar sobre a importância da preservação da natureza, explicar que as árvores produzem oxigênio, ou seja o ar que respiramos.

2- Sair pela escola procurando folhas de árvore.

3- Retornar à sala de aula e colar as folhas na copa da árvore.




4° Dia: Sons, cores, flores.


1- Procurar um local rico em recursos naturais, como flores, pássaros e plantas em geral.


2- Pedir para as crianças fecharem os olhos e identificarem os sons que elas conseguem ouvir, aguardar até que ouçam sons de pássaros, vento e chuva (se houver).

3- Apreciar as cores da natureza, pedir para os educandos falarem as cores que puderam observar.

4- Retornar à sala de aula e colorir a imagem abaixo de acordo com as cores observadas na natureza.


5° Dia: Chuva e sol.

1- Explicar aos alunos que na estação da primavera é muito comum dias de chuva e sol, com isso ocorre o fenômeno "Arco-íris". 

2- Arco-íris dentro da sala: Vamos fazer uma experiência utilizar uma mangueira e esguichar água contra o sol. 
Caso não tenha sol utilize um cd (fica mais bonito com dvd)

Explicação:

Apagar as luzes da sala, com auxílio de um cd ou dvd, utilizar a lanterna do celular, aponta-la no teto criando um gigante arco-íris.

3- Pedir para as crianças observarem as cores que apareceram. 

4- Pedir para que os alunos retirem do estojo as cores do arco-íris, ir pedindo para que eles levantem a cor solicitada. 

5- Pintar o arco-íris na folha sulfite.

6-  Levar o girassol para casa e continuar cuidando, pedir registros por meio de fotos.



2 comentários:

LuisGDF disse...

Parabéns, muito legal.

Unknown disse...

Parabéns gostei muito senti bastante claresa nos poemas e nos desenvolvimento

PLANO DE AULA

  ROTINA: História do dia:     RETOMADA DE CONTEÚDOS: Leitura do alfabeto, números, encontrar o crachá, chamadinha, escrita do nome na...