terça-feira, 26 de julho de 2022

PLANO DE AULA

 

ROTINA: História do dia

Retomada de conteúdos: Leitura do alfabeto, números, encontrar o crachá, chamadinha, escrita do nome na lousa, calendário do dia, músicas, conhecendo cores e formas geométricas.

UNIDADE TEMÁTICA: NOSSOS AMIGOS ANIMAIS     

CONTEÚDOS: Oralidade, escrita espontânea, comparar e classificar.

OBJETIVOS DA BNCC:

 (EI03TS05) Classificar objetos e figuras, de acordo com suas semelhanças e diferenças.

(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

OBJETIVOS DA AULA (INTENCIONALIDADE PEDAGÓGICA)

Comparar os animais e suas características.

Ampliar as estratégias de leitura para que as crianças possam incorporá-las como recursos.

 

CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS

O eu, o outro e o nós.

Escuta, fala, pensamento e imaginação.

Traços, sons, cores e formas.

 

DESENVOLVIMENTO             

Explicar ao educando que os animais são classificados de acordo com suas características:

MAMÍFEROS: São os animais que MAMAM.

PEIXES: A maioria possui escamas e respiram embaixo da água.

ANFÍBIOS: Possuem a vida dividida em duas etapas: uma na ÁGUA e outra na TERRA.

(Exemplo: a transformação do girino em sapo).

AVES: Possuem BICO, PENAS e são BÍPEDES (Dois pés).

RÉPTEIS: Rastejam e tem sangue frio (Cobra, jacaré e etc).

Conversar com os educandos sobre as características dos animais que estão nestas páginas, conduzindo os educandos a chegarem a conclusão do que são através das suas características.

Mostrar um animal por vez e perguntar:

  • Qual o nome do bicho e o que ele é?

Auxiliá-lo para que responda:

ONÇA- MAMÍFERO (Mama);

PIRARUCU- PEIXE (Tem escamas e vive na água);

SAPO- ANFÍBIO (Vive na água e na terra);

PAPAGAIO - AVE (Têm penas e bico);

JACARÉ- RÉPTIL (Rasteja).

ROTINA: História do dia “A casa e seu dono”.                                              

Retomada de conteúdos: Leitura do alfabeto, números, encontrar o crachá, chamadinha, escrita do nome na lousa, calendário do dia, músicas, conhecendo cores e formas geométricas.

UNIDADE TEMÁTICA: NOSSOS AMIGOS ANIMAIS   

CONTEÚDOS: Estratégias de leitura, oralidade, comparar e classificar.

OBJETIVOS DA BNCC:

 (EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, reconhecendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.

(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.

OBJETIVOS DA AULA (INTENCIONALIDADE PEDAGÓGICA)

Relacionar números as suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.

Ampliar as estratégias de leitura para que as crianças possam incorporá-las como recursos.

 

CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS

O eu, o outro e o nós.

Escuta, fala, pensamento e imaginação.

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

 

DESENVOLVIMENTO       


Antes de iniciar esta atividade, fazer contagens usando OBJETOS CONCRETOS, como: carrinhos, bonecas, lápis de cor, palitos, tampinhas, livros (objetos disponíveis em sua sala de aula), desenvolvendo com isso algumas NOÇÕES DE QUANTIDADE.

Após a contagem, orientar os educandos a realizarem a atividade desta página:

Perguntar:

  • Qual o número de vacas que está em cada cercado?
  • Está igual ao número das PLACAS ou faltam VACAS?

Após, pedir que DESENHE VACAS até completar a quantidade indicada nos NÚMEROS das placas de cada cercado.

Para finalizar oferecer palitos de sorvete e pedir que quantifiquem as vacas em cada cercado.


 Fazer a leitura do Poema “A CASA E O SEU DONO”

Auxiliar o educando a CIRCULAR e PINTAR as palavras que RIMAM:

CACO - MACACO.

BONITA- CABRITA.

Agora, explicar que o educando deverá pensar em uma RIMA com os animais das figuras que estão nesta página.

JACARÉ E LEÃO.

Ex: ESSA É A CASA DO JOSÉ.

QUEM MORA NELA É O JACARÉ.

ESSA CASA É DO JOÃO.

QUEM MORA NELA É O LEÃO.


Após, auxiliar o educando a escrever os nomes dos animais embaixo de cada figura, destacando a letra inicial.

MACACO – M         JACARÉ- J        CABRITA – C         LEÃO - L



ROTINA: História do dia “A casa e seu dono”.                                               

Retomada de conteúdos: Leitura do alfabeto, números, encontrar o crachá, chamadinha, escrita do nome na lousa, calendário do dia, músicas, conhecendo cores e formas geométricas.

UNIDADE TEMÁTICA: POVOS INDÍGENAS E A NATUREZA.               

CONTEÚDOS: Povos indígenas, respeito e gêneros textuais e oralidade.

OBJETIVOS DA BNCC:

(EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.

(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita espontânea, de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

OBJETIVOS DA AULA (INTENCIONALIDADE PEDAGÓGICA)

Conhecer e respeitar os povos indígenas.

Ensinar a empatia e o respeito a todas as culturas.

Ampliar as estratégias de leitura para que as crianças possam incorporá-las como recursos.

 

CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS

O eu, o outro e o nós.

Escuta, fala, pensamento e imaginação.

 

DESENVOLVIMENTO       


ATIVIDADE 1:

Ler para os educandos o texto que fala sobre as relações dos POVOS INDÍGENAS COM A NATUREZA. Comentar sobre a sabedoria dos ÍNDIOS de retirar os alimentos necessários para sobreviver sem destruir a natureza.

Após, pedir que o educando faça o DESENHO de um ÍNDIO e como você acha que é a casa dele.





Nenhum comentário:

PLANO DE AULA

  ROTINA: História do dia:     RETOMADA DE CONTEÚDOS: Leitura do alfabeto, números, encontrar o crachá, chamadinha, escrita do nome na...