ROTINA: História do dia
Retomada
de conteúdos: Leitura do alfabeto, números, encontrar o
crachá, chamadinha, escrita do nome na lousa, calendário do dia, músicas,
conhecendo cores e formas geométricas.
UNIDADE
TEMÁTICA: NOSSOS AMIGOS ANIMAIS
CONTEÚDOS: Oralidade, escrita espontânea, comparar e
classificar.
OBJETIVOS
DA BNCC:
(EI03TS05) Classificar objetos e figuras, de
acordo com suas semelhanças e diferenças.
(EI03EF01) Expressar
ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral
e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de
expressão.
OBJETIVOS
DA AULA (INTENCIONALIDADE PEDAGÓGICA)
Comparar os animais e
suas características.
Ampliar as estratégias
de leitura para que as crianças possam incorporá-las como recursos.
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS
O eu, o outro e o nós.
Escuta, fala,
pensamento e imaginação.
Traços, sons, cores e
formas.
DESENVOLVIMENTO
Explicar ao educando
que os animais são classificados de acordo com suas características:
MAMÍFEROS: São os animais que MAMAM.
PEIXES: A maioria possui escamas e respiram embaixo da água.
ANFÍBIOS: Possuem a vida dividida em duas etapas: uma na ÁGUA e outra na TERRA.
(Exemplo: a
transformação do girino em sapo).
AVES: Possuem BICO, PENAS e são BÍPEDES (Dois pés).
RÉPTEIS: Rastejam e tem sangue frio (Cobra, jacaré e
etc).
Conversar com os
educandos sobre as características dos animais que estão nestas páginas,
conduzindo os educandos a chegarem a conclusão do que são através das suas
características.
Mostrar um animal por
vez e perguntar:
- Qual o nome do
bicho e o que ele é?
Auxiliá-lo para que
responda:
ONÇA- MAMÍFERO (Mama);
PIRARUCU- PEIXE (Tem escamas e vive na água);
SAPO- ANFÍBIO (Vive na água e na terra);
PAPAGAIO - AVE (Têm penas e bico);
JACARÉ- RÉPTIL (Rasteja).
ROTINA: História do dia “A casa e seu dono”.
Retomada
de conteúdos: Leitura do alfabeto, números, encontrar o
crachá, chamadinha, escrita do nome na lousa, calendário do dia, músicas,
conhecendo cores e formas geométricas.
UNIDADE
TEMÁTICA: NOSSOS AMIGOS ANIMAIS
CONTEÚDOS: Estratégias de leitura, oralidade, comparar e classificar.
OBJETIVOS
DA BNCC:
(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros
textuais veiculados em portadores conhecidos, reconhecendo a estratégias de
observação gráfica e/ou de leitura.
(EI03ET01) Estabelecer
relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
OBJETIVOS
DA AULA (INTENCIONALIDADE PEDAGÓGICA)
Relacionar números as
suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma
sequência.
Estabelecer relações de
comparação entre objetos, observando suas propriedades.
Ampliar as estratégias de leitura para que as
crianças possam incorporá-las como recursos.
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS
O eu, o outro e o nós.
Escuta, fala,
pensamento e imaginação.
Espaços, tempos,
quantidades, relações e transformações.
DESENVOLVIMENTO
Antes de iniciar esta
atividade, fazer contagens usando OBJETOS
CONCRETOS, como: carrinhos, bonecas, lápis de cor, palitos, tampinhas,
livros (objetos disponíveis em sua sala de aula), desenvolvendo com isso
algumas NOÇÕES DE QUANTIDADE.
Após a contagem,
orientar os educandos a realizarem a atividade desta página:
Perguntar:
- Qual
o número de vacas que está em cada cercado?
- Está
igual ao número das PLACAS ou faltam VACAS?
Após, pedir que DESENHE VACAS até completar a
quantidade indicada nos NÚMEROS das
placas de cada cercado.
Para finalizar oferecer
palitos de sorvete e pedir que quantifiquem as vacas em cada cercado.
Auxiliar o educando a CIRCULAR e PINTAR as palavras que RIMAM:
CACO - MACACO.
BONITA- CABRITA.
Agora, explicar que o
educando deverá pensar em uma RIMA
com os animais das figuras que estão nesta página.
JACARÉ E LEÃO.
Ex: ESSA É A CASA DO JOSÉ.
QUEM MORA NELA É O JACARÉ.
ESSA CASA É DO JOÃO.
QUEM MORA NELA É O LEÃO.
Após, auxiliar o educando
a escrever os nomes dos animais embaixo de cada figura, destacando a letra
inicial.
MACACO – M JACARÉ-
J CABRITA – C LEÃO - L
ROTINA: História do dia “A casa e seu dono”.
Retomada
de conteúdos: Leitura do alfabeto, números, encontrar o
crachá, chamadinha, escrita do nome na lousa, calendário do dia, músicas,
conhecendo cores e formas geométricas.
UNIDADE TEMÁTICA: POVOS INDÍGENAS E A NATUREZA.
CONTEÚDOS: Povos indígenas, respeito e gêneros textuais e
oralidade.
OBJETIVOS
DA BNCC:
(EI03EO01) Demonstrar
empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos,
necessidades e maneiras de pensar e agir.
(EI03EF01) Expressar
ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral
e escrita espontânea, de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
OBJETIVOS
DA AULA (INTENCIONALIDADE PEDAGÓGICA)
Conhecer e respeitar os
povos indígenas.
Ensinar a empatia e o
respeito a todas as culturas.
Ampliar as estratégias
de leitura para que as crianças possam incorporá-las como recursos.
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS
O eu, o outro e o nós.
Escuta, fala,
pensamento e imaginação.
DESENVOLVIMENTO
ATIVIDADE 1:
Ler para os educandos o
texto que fala sobre as relações dos POVOS
INDÍGENAS COM A NATUREZA. Comentar sobre a sabedoria dos ÍNDIOS de retirar os alimentos
necessários para sobreviver sem destruir a natureza.
Após, pedir que o
educando faça o DESENHO de um ÍNDIO
e como você acha que é a casa dele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário