ROTINA: História do dia:
RETOMADA DE CONTEÚDOS:
Leitura do alfabeto, números, encontrar o crachá, chamadinha, escrita do nome
na lousa, calendário do dia, músicas, conhecendo cores e formas geométricas.
CONTEÚDOS: Estratégias de leitura e oralidade.
OBJETIVOS DA BNCC:
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e
sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita
espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
(EI03CG01) Criar com o
corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções,
tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.
OBJETIVOS (INTENCIONALIDADE PEDAGÓGICA): Comparar os animais e
suas características.
Proporcionar momentos
de escrita espontânea para que as crianças possam pensar sobre a escrita e
elaborar ideias.
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS
O eu, o outro e o nós.
Escuta, fala,
pensamento e imaginação.
Espaços, tempos,
quantidades e transformações.
Corpo, gestos e
movimentos.
DESENVOLVIMENTO:
ATIVIDADE:
Antes de começar as atividades da apostila,
explicar que hoje vamos estudar a noção de tempo o que acontece primeiro, logo
em seguida e por ultimo. Exemplo: Primeiro
a galinha bota o ovo, depois choca e por último nasce o pintinho/ Primeiro
planta a semente, depois (logo em seguida) nasce a plantinha e por último
produz flores e frutos. (caso o professor tenha sequencias de figuras ou quiser
desenhar na lousa uma sequencia de
acontecimentos e convidar as crianças para
enumerar I, II e III.)
ROTINA: História do dia - DORMINHOCO
Retomada
de conteúdos: Leitura do alfabeto, números, encontrar o
crachá, chamadinha, escrita do nome na lousa, calendário do dia, músicas,
conhecendo cores e formas geométricas.
.
UNIDADE
TEMÁTICA: NOSSOS AMIGOS ANIMAIS
CONTEÚDOS: ORALIDADE E COMPARAR
OBJETIVOS
DA BNCC:
Proporcionar momentos
de escrita espontânea para que as crianças possam pensar sobre a escrita e
elaborar ideias.
Expressar-se livremente
por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções
bidimensionais e tridimensionais.
(EI03EF01) Expressar
ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral
e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de
expressão.
OBJETIVOS
DA AULA (INTENCIONALIDADE PEDAGÓGICA)
Proporcionar momentos
de escrita espontânea para que as crianças possam pensar sobre a escrita e
elaborar ideias.
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS
O eu, o outro e o nós.
Escuta, fala,
pensamento e imaginação.
Espaços, tempos,
quantidades e transformações.
Traços, sons, cores e
formas.
DESENVOLVIMENTO
Perguntar ao educando:
- Qual
ANIMAL você MAIS GOSTA? (Resposta pessoal)
- Qual
é o ANIMAL que você gostaria de
SER? (Resposta pessoal)
Após, pedir ao educando
que faça um desenho no espaço indicado do animal que gostaria de ser.
Em seguida ORIENTAR o
educando a escrever o nome deste animal, primeiro com letras móveis e depois
deverá copia-lo no caderno.
ROTINA: História do dia
RETOMADA DE CONTEÚDOS: BINGO DAS LETRAS
OBJETIVOS: Desenvolver
a concentração, atenção e percepção visual; Propiciar as crianças momentos de
lazer e descobertas; reconhecer e identificar as letras que compõem o alfabeto.
DESENVOLVIMENTO: Para
jogar o “BINGO DE LETRAS” cada criança recebe uma cartela, contendo algumas
letras do nosso alfabeto. Em seguida, as letras vão sendo sorteadas e mostradas
a eles, cada criança marca na sua cartela
com tampinhas de refrigerante vibrando com cada letra marcada.
CONTEÚDOS: Comparar, estratégias de leitura e classificar.
OBJETIVOS:
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e
sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita
espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
(EI03EF07) Levantar
hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação
gráfica e/ou de leitura.
INTENCIONALIDADE PEDAGÓGICA: Classificar os animais
de acordo com suas semelhanças e diferenças.
Comparar os animais e
suas características.
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS
O eu, o outro e o nós.
Escuta, fala,
pensamento e imaginação.
Explicar que um ANIMAL
que MAMA é chamado de MAMÍFERO e que ele nasce da barriga de
sua mamãe.
Em seguida, ler algumas informações sobre esse animal: “FICHA DO ANIMAL”.
A- Você já viu esse animal? Se já viu, conte onde foi.
(Resposta pessoal).
B- Diga como é o animal retratado na fotografia. Perguntar:
Quantas patas ele tem? (4 patas). Qual é a cor dele? (Deixar que o educando
fale). Se ele tem rabo? Como ele é conhecido? (Onça-pintada).
C- Você acha esse animal parecido com algum outro? Com qual?
(Resposta pessoal).
Nenhum comentário:
Postar um comentário