terça-feira, 26 de julho de 2022

PLANO DE AULA

 

ROTINA: História do dia:

 

 RETOMADA DE CONTEÚDOS: Leitura do alfabeto, números, encontrar o crachá, chamadinha, escrita do nome na lousa, calendário do dia, músicas, conhecendo cores e formas geométricas.

                                              

CONTEÚDOS: Estratégias de leitura e oralidade.

 

OBJETIVOS DA BNCC:

 (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

(EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.

 

OBJETIVOS (INTENCIONALIDADE PEDAGÓGICA): Comparar os animais e suas características.

Proporcionar momentos de escrita espontânea para que as crianças possam pensar sobre a escrita e elaborar ideias.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS

O eu, o outro e o nós.

Escuta, fala, pensamento e imaginação.

Espaços, tempos, quantidades e transformações.

Corpo, gestos e movimentos.

DESENVOLVIMENTO:


ATIVIDADE:

   Antes de começar as atividades da apostila, explicar que hoje vamos estudar a noção de tempo o que acontece primeiro, logo em seguida e por ultimo. Exemplo: Primeiro a galinha bota o ovo, depois choca e por último nasce o pintinho/ Primeiro planta a semente, depois (logo em seguida) nasce a plantinha e por último produz flores e frutos. (caso o professor tenha sequencias de figuras ou quiser desenhar na lousa  uma sequencia de acontecimentos e convidar as crianças para  enumerar  I, II e III.)

ROTINA: História do dia - DORMINHOCO

 

Retomada de conteúdos: Leitura do alfabeto, números, encontrar o crachá, chamadinha, escrita do nome na lousa, calendário do dia, músicas, conhecendo cores e formas geométricas.

.

UNIDADE TEMÁTICA: NOSSOS  AMIGOS ANIMAIS   

   

CONTEÚDOS: ORALIDADE E COMPARAR

OBJETIVOS DA BNCC:

Proporcionar momentos de escrita espontânea para que as crianças possam pensar sobre a escrita e elaborar ideias.

Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

 

(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

 

OBJETIVOS DA AULA (INTENCIONALIDADE PEDAGÓGICA)

Proporcionar momentos de escrita espontânea para que as crianças possam pensar sobre a escrita e elaborar ideias.

 

CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS

O eu, o outro e o nós.

Escuta, fala, pensamento e imaginação.

Espaços, tempos, quantidades e transformações.

Traços, sons, cores e formas.

 

DESENVOLVIMENTO

Perguntar ao educando:

  • Qual ANIMAL você MAIS GOSTA? (Resposta pessoal)
  • Qual é o ANIMAL que você gostaria de SER? (Resposta pessoal)

Após, pedir ao educando que faça um desenho no espaço indicado do animal que gostaria de ser.

Em seguida ORIENTAR o educando a escrever o nome deste animal, primeiro com letras móveis e depois deverá copia-lo no caderno.


ROTINA: História do dia

 

RETOMADA DE CONTEÚDOS: BINGO DAS LETRAS

 

OBJETIVOS: Desenvolver a concentração, atenção e percepção visual; Propiciar as crianças momentos de lazer e descobertas; reconhecer e identificar as letras que compõem o alfabeto.

DESENVOLVIMENTO: Para jogar o “BINGO DE LETRAS” cada criança recebe uma cartela, contendo algumas letras do nosso alfabeto. Em seguida, as letras vão sendo sorteadas e mostradas a eles, cada criança marca na sua cartela  com tampinhas de refrigerante vibrando com cada letra marcada.

                                                        

CONTEÚDOS: Comparar, estratégias de leitura e classificar.

 

OBJETIVOS:

 (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidosrecorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.

 

INTENCIONALIDADE PEDAGÓGICA: Classificar os animais de acordo com suas semelhanças e diferenças.

Comparar os animais e suas características.

 

CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS

O eu, o outro e o nós.

Escuta, fala, pensamento e imaginação.

 

Explicar que um ANIMAL que MAMA é chamado de MAMÍFERO e que ele nasce da barriga de sua mamãe.

Em seguida, ler algumas informações sobre esse animal: “FICHA DO ANIMAL”.

A- Você já viu esse animal? Se já viu, conte onde foi. (Resposta pessoal).

B- Diga como é o animal retratado na fotografia. Perguntar: Quantas patas ele tem? (4 patas). Qual é a cor dele? (Deixar que o educando fale). Se ele tem rabo? Como ele é conhecido? (Onça-pintada).

C- Você acha esse animal parecido com algum outro? Com qual? (Resposta pessoal).


Nenhum comentário:

PLANO DE AULA

  ROTINA: História do dia:     RETOMADA DE CONTEÚDOS: Leitura do alfabeto, números, encontrar o crachá, chamadinha, escrita do nome na...